quarta-feira, 2 de março de 2011

Gestão e Cuidado

Bom dia gente,
vou postar aqui o texto construido pelo grupo Elizabeth, Diego, Débora, Juliana, Kenya Aline e Vanessa sobre gestão e cuidado feito na aula do dia 16/02/11. Este é o primeiro esboço. A medida que as aulas acontecerem podemos reconstruir este texto, a partir do aprendizado proporcionado pela disciplina.
Gestão e Cuidado
Gestão e cuidado são processos distintos com bases teóricas diferentes. Porém na sprática acreditamos que podem se articular.
Gestão é o processo de gerir pessoas dentro de uma organização, que abrange contratação, demissão, seleção, desempenho, etc.. O psicólogo neste processo visa potencializar e adaptar o trabalho humano em função das organizações.
Cuidado é o processo dentro da psicologia que visa a saúde do sujeito como um todo, onde quer que ele esteja inserido. O cuidado está ligado ao bem estar, segurança, é um zelo psicossocial, diz da preocupação com o sujeito em todos os lugares, desde o trabalho (o sujeito dentro da empresa) até ele no contexto familiar.
Acreditamos que Gestão e Cuidado se atravessam porque os processos de gestão na organização visam o cuidado muitas vezes, para potencializar o trabalho do sujeito e o processo de cuidado está atravessado em um ambiente que tem sua gestão. Apesar de dentro da faculdade percebemos esses processos de forma separadas, em teorias distintas, tas como: gesão de pessoas, clínica psicanálitica, etc...
Após uma reflexão e leitura do texto referência compreendemos por processo que permitem refletir sobre a questão da subjetividade ao largo da lógica dualista, a qual, comumente, estabelece relações causais diretas entre a experiência subjetiva. Toma-se, assim, a subjetividade mais como processo que como estrutura (FERREIRA NETO, 2004, P.115).
Entendemos como processo psicossocial toda reflexão e ato e práxis que levem conta os diferentes sujeitos em sua singularidade, seus contextos sociais enfim o processo de ontogênese e filogênese cultural dos sujeitos.
Sobre o processo de subjetivação e psicossociais acreditamos que estão amplamente correlacionados, não existe na nossa concepção um processo de subjetivação separado dos processos sociais, não há humanidade que floresça sem o grande outro, e não social resista sem presença de diferentes subjetividades.
Autores: Elizabeth, Diego, Débora, Juliana, Kenya Aline e Vanessa.
Vamos postar e comentar aqui gente. Fazer nosso blog bombar.
Ass: Kenya Aline

Um comentário:

  1. OLÁ GRUPO,

    Muito bacana as reflexões. Em nossas conversas em grupo, também chegamos em uma linha de raciocínio semelhante. No entanto uma expressão me chamou muito a atenção no texto de vocês.
    Zelo psicossocial, falem mais sobre isso... Confesso que nunca vi esta expressão e gostei muito. É de alguma linha teótica ou é de autoria do grupo? Gostei, estou pretendendo adotar. bjokas para vocês.

    Ah Ju, onde está o exemplo que você apresentou em sala sobre a sua vó? Foi muito legal a percepção dos conceitos de gestão e cuidado fora do contexto acadêmico. att mais. W. Mara.

    ResponderExcluir