quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Compartilhando Leituras e curiosidades"

Olá pessoal,
 Aproveitando a discussão que tivemos hoje em sala acerca das relações terapêuticas no sentido de gerar bem estar, fazer com que o outro se sinta realmente encontrado e acolhido aproveito para compartilhar com vocês uma matéria que li no jornal ConSaúde do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH).
Trata-se de um exemplo que para mim sintetiza muitos dos conceitos que discutimos: humanização, cuidado, interação, integração entre outros. É o seguinte a matéria é da Luciana Marazzi e do Diego Santiago, chama-se Profissão Doula Comunitária. Está matéria conta de práticas em saúde realizadas por voluntárias no Hospital Maternidade Sofia Feldman. Trata-se de senhoras, geralmente já aposentadas, que vão ao hospital e acompanham as mulheres durante o trabalho de parto, dando apoio físico e emocional. Segundo a Marazzi e Santiago, 2011, “doula é uma palavra de origem grega, que quer dizer mulher que serve. A doula é uma voluntária da comunidade. Sua função é diferente das tarefas desempenhadas pela equipe do hospital. A doula é uma mulher com o dom natural, com a capacidade de promover segurança e tranquilidade.”. Conforme o depoimento de uma senhora doula no Sofia podemos ver o caráter terapêutico que se estabelece nesta relação, identificamos noções de cuidado e também sentimos que a humanização dos serviços de saúde não é utópica. Dona Maria Mazarelo possui 75 anos e é doula há 13 anos. Diz que se emociona e lhe faz muito bem exercer esse serviço. “Fico ali ajudando aquela mulher e consigo amá-la como se ela fosse alguém da minha família até sinto falta quando termina.” (Fala de D. Mazarelo). Então gente fica a informação a título reflexivo. Achei tão bacana, é algo em certa medida simples, porém completo e tão amplo ao mesmo tempo. Por fim percebo que isto também é atenção à saúde.

Abraços a tod@s, até mais.  Wanessa Mara.

Um comentário:

  1. Adorei!1 O blog está se multiplicando e servindo de um espço de divulgação de múltiplos conhecimentos!! Bacana demais!!

    ResponderExcluir