terça-feira, 5 de abril de 2011

Gestão e Cuidado

Texto construído por Claudia Cirino, Eulália e Fernanda Kevellin

Nosso senso comum nos obrigou, inicialmente, a pensar no termo gestão como algo ligado a organização, gerenciamento. Quanto ao termo cuidado, estaria ligado a saúde, bem-estar, à preocupação com individuo. Contudo, Como já foi dito anteriormente pelos outros grupos, gestão e cuidado são conceitos distintos, mas que se atravessam e se articulam. A gestão se refere ao gerenciamento das diversas instituições e seus processos de subjetividade. Já o cuidado está voltado para os processos psicossociais do individuo.
Pode-se dizer que os processos de subjetivação são as diversas maneiras que cada indivíduo tem e fazem ao se relacionarem com o mundo. Os fenômenos sociais têm para cada um uma significação, um jeito peculiar de “interpretar o mundo”. Já os processos psicossociais são relacionados às interações sociais, que por sua vez estão ligados direta e indiretamente nos processos de subjetivação.
É perceptível o quanto esses conceitos se completam, pois a gestão está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde a organização de nossa casa/família até administração de uma grande empresa. Por isto, é essencial que o cuidado esteja de certa forma, acompanhando essa gestão para que a subjetividade do outro seja preservada.
No curso de psicologia, os conceitos de gestão e cuidado são inerentes às disciplinas de Gestão de Pessoas; Teoria dos Processos Grupais; Psicologia Institucional; Psicologia Social; Psicologia Ciência e Profissão; Psicologia do trabalho e das organizações; Psicopatologia; TEAP I e II; Teoria da criança e do adolescente, Teoria Humanista, no entanto, sem aprofundar nestes conceitos.
Os estágios curriculares tem nos propiciado um contato direto com prática, facilitando a “internalização” do que é gestão e cuidado nos campos de atuação da psicologia. Dessa forma, compreende-se que um bom psicólogo precisa saber equilibrar as duas coisas, pois está o tempo todo lidando com a imprevisibilidade humana. Muito mais que racionalizar, otimizar e/ou aperfeiçoar o funcionamento das organizações, para gerir é preciso saber cuidar.

Um comentário:

  1. Olá meninas,
    Ficou muito bom o texto de vocês.E a última frase fechou o texto com chave de ouro! Parabéns.
    Débora Franco

    ResponderExcluir