quarta-feira, 8 de junho de 2011

Entrevista com uma matriarca

Observamos que pelo fato de estaramos inseridos no contexto da comtemporaniedade não somos obrigados a estudar conteúdos fragmentados. O conhecimento é dividido e superdividudo em setores. Não é diferente com o conceito de Gestão e Cuidado. Estudadmos estes conceitos separadamente e nem sempre precebemos que eles estão interligados e não só isso, estes estão presentes tanto no ambito profissional, quando no cotidiano, mas como já foi dito antes, estamos tão inseridos neste cultura se simplificação que não conseguimos ver de forma diferente. Esta é uma dificuldade também em profissionais da área da psicologia.
Nos da área da psicologia pensamos muito na Gestão ligada diretamente nas instituições, organizações, empresas disto, empresas daquilo. E o Cuidado então? Ela está na clínica, nas terapias tradicionais e atendimentos dentro de quatro paredes, em uma clínica. Mas nós não pensamos que estes conceitos estão presentes em nosso cotidino, diariamente. Gestão junto com cuidado e cuidado junto com Gestão, isto não significa que são a mesma coisa, mas conceitos diferentes que intergrusão, interlação em seu processo.
Desta maneira propomos deixar estas idéias mais claras com um trabalho a campo. Fizemos uma entrevista semiestruturada com uma matriarca de 87 anos, ande cuida e gerencia uma família de oito filhos, sendo que quatro moram em sua casa.
1-     Qual é sua rotina diária?
R-    Acordo às 8 ás vezes 9 horas da manhã, levanto dou uma arromadinha nas coisas: na sala, banheiro, cozinha. Faço almoço para quatro ou cinco pessoas, arrumo a cozinha. Arrumo a casa e anoite faço janta.
2-     Você tem que fazer algum tipo de comida diferenciada para cada filho?
R- Tenho que fazer uma comida com pouco óleo e sal, para um filho mas todos comem.
3-     A senhora lava roupa? De quantas pessoas?
R- Lava roupa geralmente quarta e quinta. Mas se eu sei que algum precisa de uma roupa eu deixo de molho antes.
4-     Alguma coisa te atrapalha em sua rotina?
R- Toda hora tenho que atender o interfone, telefone e receber quem chega.
5-     Você tem um passarinho? Como você trata dele?
R- Eu lavo sua gaiola, dou água, comida.
6-     Você gosta de sua rotina?
R- Gosto sim mas, às veves gostaria de fazer melhor.
7-     Você faz o trabalho do dia a dia sozinha?
R- As vezes minhas filhas contratam uma faxineira, mas eu não gosto. Entra gente estranha dentro de casa e deixa os cantos da casa cheio de poeira. Faz serviço mal feito.
8-     E durante o turno da noite, você tem algum trabalho?
R- Anoite eu não faço mais nada, tudo esta pronto. Ai eu posso sentar. Não eu não gosto de sentar, eu sento e as costas doem e me dá vontade de dormir.
9-     E no final de semana?
R- Venho aqui para a chácara. Limpo o quintal, aguo as plantas. Entro em casa só domingo ditardinha.
10- Qual é a diferença do serviço que você faz durante a semana e no final?
R- Parece que é mais pesado durante a semana. Aqui eu descanso a cabeça. Trabalho descansando a cabeça coma s plantas.
É uma mudança tiodo final de semana, trago tudo para cá depois mudo para lá.
11- Quando a senhora cuida de você?
R- Anoite tomo banho, quando vou durmir; sento um mucadinho; lavo o cabelo e corto as unhas.
12- Como você se vê nesta relação com seus filhos?
R- Ter filho é um laço, tem que dedicar. Fico com medo dos meus filhos não terem ninguem quando eu morrer.

Podemos perceber neste estrevista que a gestão e o cuidado estão interligado, precisa-se de gestão para cuidadar e cuidado em gerir. Estes processos estão interligados, mas nem sempre vemos eles em nossa vida. Observamos o empenho desta mãe neste processo, desejando fazer esta tareva cada vez melhor, mesmo com as dificuldades da idade. Além disse tem que pensar antecipado para geris com mais eficiência, pensando sempre que precisa de cuidade para o melhor planejamento.

Débora Franco, Diego Silva, Elisabeth Rodrigues, Juliana Bretas, Kênya Aline e Vanessa Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário