quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Gestão de nossas projeções

O modo de funcionamento do capitalismo contemporâneo em que estamos submetidos, transformou a gestão em uma ideologia, que atravessa as fronteiras do trabalho e ultrapassa as relações familiares e individuais.
“Com o desenvolvimento do capitalismo financeiro, as principais características do poder gerencialista se encontram no seio da família.” (GAULEJAC, 2007, p.181)
Estamos a todo o momento nos aperfeiçoando, aprimorando os nossos saberes e querendo sempre mais. No entanto, essa cobrança também é levada para dentro de casa e já não temos mais o espaço privado, pois o mesmo está sendo invadido pela atividade. A família é planejada como uma pequena empresa e são esperados bons resultados. Na relação é investido o capital econômico, cultural, relacional, cognitivo. de saúde e suas capacidades intelectuais, nem mesmo as nossas vontades pessoais como o amor e a sexualidade escapam dessa ideologia gestionária.
“ Gerenciar os conflitos de casal, gerenciar sua feminilidade, assim como sua masculinidade, instaurar uma boa comunicação entre pais, filhos e cônjuges, favorecer a autonomia de cada um em uma interdependência harmoniosa, formar uma equipe que ganha – todas as características do modelo gerencialista estão em ação na esfera familiar.” (GAULEJAC, 2007,p.182)
Há uma absurda e voraz construção social do consumo, da vigília sobre o lucro.O que antes era parte componente da sociedade tornou-se a própria sociedade, fazendo do indivíduo apenas ferramenta para mantê-la lucrando. É interessante relembrar a obra Tempos Modernos de Charles Chaplin (1936), uma inteligente crítica ao esquema de trabalho do capitalismo, homem sendo substituído pela máquina e, ainda assim, se desdobrando para fazê-la operante. Os nossos tempos modernos mostram o que se tornou essa relação homem-máquina-trabalho. Uma relação simbiótica, onde o trabalho moldou o homem e o homem se moldou ao trabalho. A máquina já não controla o homem porque o homem tornou-se a máquina. E apenas isso. A simbiose pode ser definida como uma inter-relação de tal forma íntima entre os organismos envolvidos que se torna obrigatória. Levantamos, então uma questão: nesta relação de simbiose, qual dos dois (lucro - indivíduo) definharia primeiro na fraqueza do outro?
Até mesmo os filhos são alvos de um grande investimento, margem de lucro da sociedade de consumo e objetos de plano de carreira, onde são investidos tanto o capital financeiro como também as projeções. Muitas vezes os pais projetam nos filhos os seus desejos, esquecendo que atrás daquele sujeito existe as suas singularidades e suas vontades. Os pais trabalham para propiciar uma vida que julgam melhor para os filhos, sem perceberem muitas vezes o seu próprio trabalho caminha cada vez mais para o sofrimento, causando um enorme esgotamento intelectual e estresse em suas profissões. Se agente não produz, não inventa e aí nos deparamos doentes. O trabalho é vida! O problema é o excesso. O trabalho deve alimentar a alma e não destruí-la.
Texto por Loren e Tainara

Nenhum comentário:

Postar um comentário